Preparada para pandemia

”Renner se prepara para o pior, esperando pelo melhor…”

Neste momento de muitos questionamentos em função da pandemia, a única certeza que se tem é de que todos devemos de alguma forma agir e não ficar observando atônitos o que está acontecendo.

Nos vemos em um dilema:

como, num momento como este gerado pela pandemia do novo corona vírus, podemos ter ações que atendam tanto aos interesses econômicos quanto os de saúde da população do país? O certo é que nenhum discurso é simpático; ora comentando que a atividade econômica não pode parar, o que gera uma sensação de exposição da população aos riscos da pandemia; ou ora orientando as pessoas a se isolar, gerando pânico e incertezas quanto à manutenção dos empregos.

O que diz o CEO da Lojas Renner

Fábio Faccio, CEO da Lojas Renner, conseguiu de alguma forma alinhar minimamente os interesses econômicos e de saúde pública com ponderações razoáveis e equilibradas. Resolveu fechar todas as operações das Lojas, que em sua grande maioria operam em shopping centers e que já vinham apresentando queda de movimento de consumidores, antes mesmo que todos os decretos municipais e estaduais fossem publicados.

Ainda que a expectativa de perda abrupta de faturamento, que sequer foi possível dimensionar ainda, cause grande preocupação, priorizou-se o papel que grandes organizações tem de preservar seus colaboradores e a sociedade de maneira geral, causando uma ótima imagem à empresa. O fechamento temporário das lojas também acaba por gerar economia tendo em vista que boa parcela dos custos de operação são variáveis. Também será trabalhada a redução ordenada dos custos fixos, economizando energia elétrica dos pontos de venda e renegociando com parceiros (aluguéis, por exemplo).

Momento de nos reinventarmos

Momentos como estes nos fazem repensar e extrair tudo de nós. Sabe-se que grande parte das empresas não são agraciadas por uma estrutura e caixa tão sólidas como empresas do porte da Lojas Renner, no entanto, é sim obrigação de todos interpretar os cenários como oportunidade, com ações similares a estas, dentro das devidas limitações de cada entidade, permitindo enxergar “uma luz no fim do túnel” e se preparando para a forte retomada que avizinha no horizonte, com colaboradores ainda mais engajados com o propósito do negócio e consumidores ainda mais satisfeitos.

Fonte: Matéria do dia 22/03/2020 do site braziljournal.com

Tiago Lima

Tiago Lima

Sócio e Consultor do Núcleo Reestruturação e Performance, Membro do Comitê de Auditoria Estatutário do Grupo CEEE e Professor de Auditoria, Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance do Curso de Pós Graduação da Faculdade do Ministério Público